
Nome do projecto: PENSA
Sobre o projecto: Plataforma educativa de informação sobre saúde.
Permite registar e selecionar os problemas de saúde que lhe interessam; é capaz ainda, de ver os sintomas, precauções e informações gerais para várias doenças sobre a malária, HIV, hipertensão arterial, tuberculose, cancro, etc. O usuário pode reportar problemas de saúde bem como obter os detalhes de contacto para um centro de saúde próximo. Toda esta informação é visível no back-end do website, funcionários de Saúde Pública tem acesso.
Canal de acesso: *660# disponível para todas operadoras
Grupo alvo: Público Geral
Locais de implementação: Todo país
Website: http://www.pensa.org.mz
Nome do projecto: Telessaude de Moçambique
Sobre o projecto: Telessaúde MZ é um programa do Ministério da Saúde de Moçambique que utiliza as modernas tecnologias de informação e das telecomunicações, para apoiar à distância o desenvolvimento e actualização técnica dos profissionais de saúde no país com a finalidade de ajudar à melhoria da prestação dos serviços de saúde nos diversos níveis de atenção priorizando os Cuidados de Saúde Primários.
Objectivo: O objetivo principal em todas acções é valorizar o trabalho das equipes de cuidados de saúde primários, fortalecendo os atributos dos Cuidados de Saúde Primários ( CSP) : acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural.
Grupo alvo: Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários e dos demais níveis assistenciais do Sistema Nacional de Saúde
Locais de implementação: Todo país
Website: http://telessaude.co.mz/
Nome do projecto: Sistema de Informação para Formação Contínua (SIFO) do MISAU
Sobre o projecto: A implementação do Sistema de Informação da Formação Contínua (SIFo), surgiu da necessidade que o MISAU teve da gestão dos processos de formação contínua por forma a melhor planear e gerir as actividades de capacitação do seu pessoal.
Funcionalidades do SIFo
As funcionalidades do SIFo no estágio actual resumem-se aos seguintes:
– Captura de dados da pessoa/funcionário;
– Captura/criação de cursos de formação contínua;
– Captura de dados do participante;
– Captura dos dados do facilitador;
– Captura dados dos locais de formação contínua; e
– Relatórios.
Objectivo: Tem como objectivo colectar os dados referentes às formações contínuas, realizadas pelo MISAU ou seus parceiros e que são destinadas aos técnicos do sector de saúde no âmbito dos seus programas.
Grupo alvo: Pessoal de saúde
Locais de implementação: Todo país
Website: http://41.220.166.132:8090/esipsaude/sifo.html
Nome do projecto: Sistema de Informação para Formação Inicial do MISAU
Sobre o projecto: Inicialmente a informação sobre os processos de formação era recolhida, armazenada e gerida manualmente pelas Instituições de Formação (IdFs) do MISAU. Esta situação causava enormes constrangimentos no processo de planificação e gestão das formações e foi o que em grande parte ditou a necessidade de desenvolvimento de um sistema que colmatasse aqueles constrangimentos.
Funcionalidades do SIFIn
As funcionalidades do SIFIn podem ser agrupadas em:
– Cadastrar IDF;
– Cadastrar Alunos;
– Cadastrar Professores;
– Cadastrar currículos e planos temáticos;
– Cadastrar Avaliaçõs;
– Registar actas de avaliação final;
– Cadastrar património das IdFs;
– Emitir pautas;
– Efectuar listagens de turmas; e
– Emitir diversos relatórios de gestão académica;
Objectivo: O Sistema de Informação para formação Inicial e Promoção (SIFIn) tem como objectivo colectar os dados referentes as formações iniciais, realizadas nas Instituições de Formação (IdFs) do MISAU, por forma a monitorar os processos de formação inicial dos futuros quadros do Sistema Nacional de Saúde.
Grupo alvo: Pessoal de saúde
Locais de implementação: Todo país
Website: http://41.220.166.132:8090/esipsaude/sifin.html
Nome do projecto: Sistema de Informação de Saúde para Monitoria e Avaliação (SISMA)
Sobre o projecto: É uma plataforma de monitoria e avaliação desenvolvida no DHIS2, usa um código aberto flexível baseado na Web que faz a colecta, validação, análise e apresentação de dados estatísticos agregados
Objectivo: Suportar a recolha, análise, interpretação e disseminação contínua e sistemática de dados de saúde
Locais de implementação: Todo país
Website: https://www.dhis2.org.mz/
Em actualização…
Nome do projecto: Spreading the Integrated District Evidence-to-Action Program for Neonatal Mortality Reduction (IDEAs)
Objectivo do projecto: Redução da Mortalidade Neo-Natal nas províncias de Sofala e Manica
Grupo alvo: Direcões Distritais de Saúde e as suas repectivas Unidades Sanitárias
Locais de implementação: 5 Distritos da província de Sofala (Beira, Buzi, Dondo, Nhamatanda e Gorongosa) e 7 Distritos da província de Manica (Manica, Chimoio, Sussundenga, Borue, Mossurize, Vanduzi e Gondola).
Parceiros de implementação: DPS Sofala e DPS Manica
Data de início: 4/1/2016
Data de fim: 12/31/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: REDCap – Research Electronica Data Capture. REDCap foi criado em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University. Conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países nos 6 continentes. Os bancos de dados usam instrumentos como pesquisas e formulários como ferramentas de captura de pesquisa. Os projetos são auto-suficientes e seguros que podem ser usados para entrada de dados normal ou para pesquisas em vários momentos distintos. Eles são baseados em fluxo de trabalho e se concentram em coletar dados e exportá-los para programas estatísticos e outros softwares de análise de dados. O REDCap é projetado para fornecer um ambiente seguro para que as equipes de pesquisa possam coletar e armazenar dados confidenciais. Não há necessidade de saber programação para configurar um banco de dados ou projeto no REDCap. No entanto, os usuários que sabem programar podem usar uma interface de programação de aplicativos (API) para desenvolver aplicativos móveis e importar e exportar dados mais dinâmicos. Oferece backups diários, suporte básico e um recurso de trilha de auditoria para ainda mais seguraro fornece exportações fáceis para que os usuários possam controlar seus dados. O REDCap é uma ferramenta muito robusta, mas tem uma curva de aprendizado. Alguns dos problemas são: os usuários acidentalmente excluindo registos e eventos, renomear acidentalmente campos de dados, mudar para o status de produção muito cedo e não configurar uma pesquisa que possa coletar dados utilizáveis.
Nome do projecto: Systems Analysis and Improvement Approach -Arterial Hypertension (SAIA-HTA)
Objectivo do projecto: Determinar a efectividade do SAIA-HTA na optimização da cascata de HTA para pacientes infectados pelo HIV
Grupo alvo: Direcções Distritais de Saúde e as suas repectivas Unidades Sanitárias
Locais de implementação: Nas províncias de Manica (Chimoio, Manica, Mossurize e Borue) e Sofala (Beira, Inhaminga, Chemba e Gorongosa)
Parceiros de implementação: DPS Manica e Sofala
Data de início: 5/2/2019
Data de fim: 4/30/2023
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: REDCap – Research Electronica Data Capture. REDCap foi criado em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University. Conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países nos 6 continentes. Os bancos de dados usam instrumentos como pesquisas e formulários como ferramentas de captura de pesquisa. Os projetos são autossuficientes e seguros que podem ser usados para entrada de dados normal ou para pesquisas em vários momentos distintos. Eles são baseados em fluxo de trabalho e se concentram em coletar dados e exporta-los para programas estatísticos e outros softwares de análise de dados. O REDCap é projetado para fornecer um ambiente seguro para que as equipes de pesquisa possam coletar e armazenar dados confidenciais. Não há necessidade de saber programação para configurar um banco de dados ou projeto no REDCap. No entanto, os usuários que sabem programar podem usar uma interface de programação de aplicativos (API) para desenvolver aplicativos móveis e importar e exportar dados mais dinâmicos. Oferece backups diários, suporte básico e um recurso de trilha de auditoria para ainda mais segurança fornece exportações fáceis para que os usuários possam controlar seus dados. O REDCap é uma ferramenta muito robusta, mas tem uma curva de aprendizado. Alguns dos problemas são: os usuários acidentalmente excluindo registos e eventos, renomear acidentalmente campos de dados, mudar para o status de produção muito cedo e não configurar uma pesquisa que possa coletar dados utilizáveis.
Nome do projecto: LAD (MAIS)
Objectivo do projecto: Aumentar o uso de contraceptivo (particularmente os de longa duração e métodos permanentes) e aumentar o acesso aos cuidados compreensivos de aborto (CCA) entre mulheres em idade fértil (MIF) nas áreas de intervenção.
Grupo alvo: Todas as MIF, especialmente as mulheres jovens (15-24), mulheres em pós-parto, lactantes e no pós-aborto
Locais de implementação: Cidade de Maputo e Matola
Parceiros de implementação: Muleide, Kutenga e Coalizão
Data de início: 1/1/2015
Data de fim: 06/31/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
Activistas
Visitas domiciliares de rotina realizadas pelas activistas comunitárias de saúde, seguindo um protocolo usando o aplicativo móvel para aconselhamento, criação de referências para serviços de planeamento familiar, aborto e outros serviços, seguimento de mulheres grávidas, visitas periódicas agendadas automaticamente de acordo com os métodos usados pelas utentes para garantia da continuidade de uso de métodos contraceptivos.
Supervisores
Através de um aplicativo móvel, fazem seguimento das actividades comunitárias das activistas, mantém encontros regulares nas unidades sanitárias com os provedores de saúde, confirmam as referências de papel de utentes que chegam às US.
Mentoras clínicas
Uma equipa de mentoras clínicas tem usado regularmente o aplicativo desenvolvido para mentorias, contendo formulários (cheklists) para várias observações clínicas sobre saúde sexual e reprodutiva, acompanhamento do desempenho de provedores, monitoria de deslocação de provedores de uma US para outra, permitindo rastrear o provedor desde o registo até o número de vezes mentorado em cada um dos serviços clínicos, incluindo as pontuações tidas em relação às competências.
mCenas
Uso de Tecnologia móvel (SMS) para promoção de uso de contraceptivos entre adolescentes e jovens.
Sistema interactivo (two way SMS) de mensagens sobre SSR e Planeamento Familiar para aumentar uso e continuidade no uso de contraceptivos modernos e contribuir para a redução da gravidez precoce e do aborto inseguro.
Grupo alvo: Adolescentes e jovens entre 15-24 anos
Custo: Serviços gratuitos, custos revertidos (reverse billing) para Pathfinder
Nome do projecto: IFPP – Integrated Family Planing Program
Objectivo do projecto: Aumentar a prevalência contraceptiva de métodos modernos e o número de novos usuários de contracepção nas províncias de Nampula e de Sofala.
Grupo alvo: Mulheres em idade fértil
Locais de implementação: Províncias de Sofala e Nampula, abrangendo os 23 distritos de Nampula com 220 unidades sanitárias e 13 distritos de Sofala com 160 unidades sanitárias
Parceiros de implementação: Nweti, Abt Associates e PSI
Data de início: 8/1/2016
Data de fim: 7/31/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
Mentoras clínicas
Uma equipa de mentoras clínicas tem usado regularmente o aplicativo desenvolvido para mentorias, contendo formulários (cheklists) para várias observações clínicas sobre saúde sexual e reprodutiva, acompanhamento do desempenho de provedores, monitoria de deslocação de provedores de uma US para outra, permitindo rastrear o provedor desde o registo até o número de vezes mentorado em cada um dos serviços clínicos, incluindo as pontuações tidas em relação as competências.
Aplicativo móvel de conformidade ambiental e de planeamento familiar nas US
Através de um aplicativo desenvolvido especificamente para avaliar a conformidade do ambiente na US e a conformidade dos serviços de planeamento familiar, com base nas normas da USAID, os oficias do projecto fazem pelo menos 1 vez por ano avaliação de cada US nas províncias de implementação do projecto.
Reporte de Ruptura de stock – SMS
Foi desenvolvido um sistema iterativo de sms que permite aos responsáveis dos depósitos das US, responsáveis de SMI e APEs (usado em distritos sem o SIGLUS) reportar rupturas de stock e situações de iminência de ruptura para os responsáveis dos depósitos distritais de medicamentos.
mCenas
Uso de Tecnologia móvel (SMS) para promoção de uso de contraceptivos entre adolescentes e jovens.
Sistema interactivo (two way SMS) de mensagens sobre SSR e Planeamento Familiar para aumentar uso e continuidade no uso de contraceptivos modernos e contribuir para a redução da gravidez precoce.
Grupo alvo: Adolescentes e jovens entre 15-24 anos
Custo: Serviço gratuito para o grupo alvo, custos revertidos (reverse billing) para Pathfinder
Nome do projecto: PITCH
Objectivo do projecto: Ter a Violência contra as Trabalhadoras do Sexo reduzida através da prevenção, cuidado e apoio estrutural, com os objectivos específicos de empoderar e apoiar trabalhadoras de sexo, fortalecer aliados potenciais, criar um ambiente favorável que facilite e apoie a efectivação do direito das trabalhadoras de sexo e criar o conhecimento e a capacidade ao nível regional.
Grupo alvo: Trabalhadoras do Sexo
Locais de implementação: Cidade Maputo
Parceiros de implementação: Tiyane Vavassati, Gabinete de Atendimento a Família e Menor vítima de violência da Cidade de Maputo
Data de início: 7/1/2017
Data de fim: 12/31/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Linha de denúncia gratuita, com o atendimento do oficial do dia.
Apoia no repórter imediato de casos de violência, monitoria e apoio de prevenção para protecção das trabalhadoras de sexo. Com esta linha de atendimento as usuárias tem acesso aos serviços sem custos por via do sistema de reversão de custos (reverse billing) activo no número curto (short code) para chamadas de voz e SMS.
Nome do projecto: Junt@s
Objectivo do projecto: Melhorar a saúde sexual e reproductiva dos/as adolescentes nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Cabo Delgado aumentando a igualdade de género, o acesso aos cuidados compreensivos de aborto (CCA) e a prevenção primaria e secundaria da violência baseada no género (VBG).
Grupo alvo: Adolescentes e jovens
Locais de implementação: Províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Cabo Delgado
Parceiros de implementação: Nenhum
Data de início: 8/1/2017
Data de fim: 12/31/2019
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
DHIS2
Formulários de recolha de dados das actividades comunitárias.
* Tracker
* Event capture
* Data entry
Aplicativo de orientação e monitoria de actividades comunitárias
* Android app
mCenas
Uso de Tecnologia móvel (SMS) para promoção de uso de contraceptivos entre adolescentes e jovens.
Sistema interactivo (two way SMS) de mensagens sobre SSR e Planeamento Familiar para aumentar uso e continuidade no uso de contraceptivos modernos e contribuir para a redução da gravidez precoce e do aborto inseguro.
Grupo alvo: Adolescentes e jovens entre 10-24 anos
Custo: Serviço gratuito para o grupo alvo, custos revertidos (reverse billing) para Pathfinder.
Nome do projecto: Impacto
Objectivo do projecto: Melhorada a igualdade de género nos distritos seleccionados de tal modo que adolescentes e mulheres jovens possam exercer os seus direitos á integridade corporal e a saúde sexual e reproductiva (SSR)
Grupo alvo: Adolescentes e mulheres jovens 10-24 anos
Locais de implementação: Manica e Tete
Parceiros de implementação: Jossoal e Fundação Apoio Amigo
Data de início: 4/1/2018
Data de fim: 12/31/2024
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
Activistas
Visitas domiciliares de rotina realizadas pelas activistas comunitárias de saúde, seguindo um protocolo usando o aplicativo móvel para aconselhamento, criação de referências para serviços de Planeamento Familiar, Violência Baseada no Género e outros serviços, seguimento de mulheres grávidas, visitas periódicas agendadas automaticamente de acordo com os métodos usados pelas utentes para garantia da continuidade de uso de métodos contraceptivos.
Supervisores
Através de um aplicativo móvel, fazem seguimento das actividades comunitárias das activistas, mantém encontros regulares nas unidades sanitárias com os provedores de saúde, confirmam as referências de papel, de utentes que chegam as US.
Mentoras clínicas
Uma equipa de mentoras clínicas tem usado regularmente o aplicativo desenvolvido para mentorias, contendo formulários (cheklists) para várias observações clínicas sobre saúde sexual e reprodutiva, acompanhamento do desempenho de provedores, monitoria de deslocações de provedores de uma US para outra, permitindo rastrear o provedor desde o registo até o número de vezes mentorado em cada um dos serviços clínicos, incluindo as pontuações tidas em relação as competências.
mCenas
Uso de Tecnologia Móvel (SMS) para promoção de uso de contraceptivos entre adolescentes e jovens.
Sistema interactivo (two way SMS) de mensagens sobre SSR e Planeamento Familiar para aumentar uso e continuidade no uso de contraceptivos modernos e contribuir para a redução da gravidez precoce e do aborto inseguro.
Grupo alvo: Adolescentes e jovens entre 10-24 anos
Custo: Serviço gratuito para o grupo alvo, custos revertidos (reverse billing) para Pathfinder.
DHIS2
Formulários de recolha de dados das actividades comunitárias.
* Tracker
* Event capture
* Aggregate “
Nome do projecto: RARE
Objectivo do projecto: Reforçar a Adesão e Retenção dos pacientes em tratamento para HIV e Tuberculose através de intervenções comunitárias
Grupo alvo: População geral
Locais de implementação: Manica, Gaza, Sofala
Parceiros de implementação: CCS
Data de início: 01/06/2018
Data de fim: 31/07/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Aplicativos desenvolvidos para TB e HIV para seguimento de pacientes ao nível comunitário e nas US, criação de referências electrónicas e gestão de casos.
DHIS2
*Aggregate
Nome do projecto: Escala
Objectivo do projecto: Acabar com HIV, SIDA pediátrico por meio de programas inovadores de pesquisa, defesa de direitos, prevenção e tratamento.
Grupo alvo: Pacientes vivendo com HIV, suas famílias e comunidades, o grupo alvo abrange todas as faixas etárias.
Locais de implementação: Província de Gaza e Inhambane
Parceiros de implementação: Ministério da saúde
Data de início: 2016
Data de fim: 2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
DHIS2 – Usando para dados agregados;
OpeMRS – Seguimento de paciente na comunidade;
Commcare – Seguimento de pacientes na comunidade;
IDart – Sistema de dispensa de medicamentos em stock usado nas farmácias;
Disa Link – Sistema de referencias de amostras e resultado de carga viral;
Power BI- Ferramenta de visualização de dados reportes e Dashboards iterativos
Nome do projecto: POR JOVENS e Radio Ajuda MEU FUTURO MINHA ESCOLHA
Objectivo do projecto: Proporcionar as Raparigas e Rapazes o acesso a educação abrangente sobre sexualidade e o exercício dos seus direitos sexuais
Grupo alvo: Adolescentes e Jovens
Locais de implementação: Cidade e Provincias de Maputo, Gaza, Zambezia, Manica, Tete e Cabo delgado
Parceiros de implementação: IPPF
Data de início: 1/1/2019
Data de fim: 12/31/2019
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
Nome do projecto: Projecto Beira
Objectivo do projecto: Que populações-chave (TS/HSH/transgêneros e adolescentes em risco) e população em geral tenha acesso a um modelo adaptado de assistência que garanta a prevenção, o diagnóstico e a ligação aos cuidados de Saúde Sexual e Reprodutiva e HIV/SIDA por meio de serviços personalizados na comunidade, nos centros de saúde primários e no hospital.
Grupo alvo: Populações chave para o HIV; mulheres em idade reprodutiva; população geral para prevenção e cuidados de HIV e ITSs; pessoas com doença avançada do HIV
Locais de implementação: Cidade da Beira
Parceiros de implementação: —
Data de início: 01/01/2014
Data de fim: 31/12/2022
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: O software Microsoft Access é utilizado para monitoria das seguintes atividades: seguimento de pacientes com HIV avançado no Hospital Central da Beira e nos Centros de Saúde da Munhava e Ponta Gea; registo de exames de laboratório do Hospital Central da Beira e dos Centros de Saúde da Munhava e Ponta Gea; registo de inicio de tratamento de TB sensível no Centro de Saúde da Munhava; registo de consultas de saúde sexual e repordutiva no Centro de Saúde da Munhava; registo de consultas de prevenção e cuidados de saúde sexual e reprodutiva e HIV realizadas nas clínicas moveis para populações chave.
O software DHIS2 e utilizado para: seguimento de atividades comunitárias de prevenção e cuidados de saúde sexual e reprodutiva e HIV de populações chave.
O Software Epidata é utilizado para registar as referencias da comunidade e ligações aos cuidados nos centros de saúde.
Nome do projecto: Next Generation Immunisation Suppl Chain – NexGen iSC
Objectivo do projecto: Melhorar a disponibilidade de vacinas na ultima milha através de soluções inovadoras na cadeia de abastecimento e gestão de programa
Grupo alvo: Governo (Ministério da Saúde), Técnicos do programa alargado de vacinação ,Parceiros do Programa Alargado de Vacinação
Locais de implementação: Todas províncias excepto Nampula
Parceiros de implementação: GAVI
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Java, Spring, Docker, SLF4J, Mave, Gradle, Node, NPM, Grunt, Angular JS, Require JS, RSyslog, PostgreSQL
Nome do projecto: Netting Malaria
Objectivo do projecto: Contribuir para o incremento do acesso e demanda por serviços e cuidados de saúde primários de qualidade para as comunidades de difícil acesso e as mais afectadas pela malária com um foco para crianças menores de 5 anos, mulheres gravidas cuidadores de menores e mulheres em idade reprodutiva
Grupo alvo: Crianças menores de 5 anos, mulheres gravidas, cuidadores de menores, mulheres em idade reprodutiva
Locais de implementação: Província de Nampula distritos de Ribaué e cidade de Nampula
Parceiros de implementação: DPS, IMAP, ADPP e SNV
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: DHIS2
Nome do projecto: Diálogos comunitários sobre casamentos prematuros
Objectivo do projecto: Contribuir para prevenção e combate dos casamentos prematuros através de sessões e dialogos comunitários
Grupo alvo: Raparigas com idade inferior a 18 anos de idade
Locais de implementação: Província de Nampula, distritos de Angoche, Monapo, Rapale e Nacala-a-velha
Parceiros de implementação: DPS, DPGCAS, SDSMAS, PRM, Coalizão, Girl Move e Cecap
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: DHIS2
Nome do projecto: Conforto
Objectivo do projecto: Melhorar o tratamento de HIV, a nutrição, os resultados gerais de saúde e os meios de subsistência das PVHIV.
Grupo alvo: Pessoas vivendo com HIV
Locais de implementação: Zambezia
Parceiros de implementação: Nenhum
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: DHIS2 e Commcare
Nome do projecto: Hlayisa
Objectivo do projecto: Melhorar o tratamento de HIV, a nutrição, os resultados gerais de saúde e os meios de subsistência das PVHIV
Grupo alvo: Pessoas vivendo com HIV
Locais de implementação: Maputo, Gaza e Inhambane
Parceiros de implementação: Reecontro, Anemo e DIMAGI
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: DHIS2 e commcare
Nome do projecto: Projecting Health
Objectivo do projecto: Projectar vídeos educativos nas comunidades e nas unidades sanitárias para mudança de comportamento e quebrar barreiras sociais sobre a alimentação e estimulação das crianças na faixa etária de 0-3 anos
Grupo alvo: Crianças e cuidadores, mulheres gravidas e público em geral
Locais de implementação: Comunidades da Província de Maputo (Distritos de Boane, Magude, Moamba, e Manhica ); Unidades Sanitárias da Província de Maputo( Sedes Distritais); Unidades Sanitária da Província de Nampula (Monapo Sede, Carapira e Monapo Rio) e Comunidade da Província de Nampula ( Distrito de Monapo-Mitiri)
Parceiros de implementação: Direcções Provinciais de Saúde de Maputo e Nampula em coordenação com os respectivos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social; Comités Comunitários
Data de início: 12/19/2016
Data de fim: 9/30/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: As projecções são feitas com base no material seguinte: Tela de projecção, projector (pico projector para as comunidades), DVD e Flash contendo vídeos.
Nome do projecto: InfoFístula
Objectivo do projecto: Um aplicativo de monitoramento em tempo real (RTM), para colecta de dados sobre a experiência do paciente através da continuação de cuidados (identificação, diagnóstico, cirurgia, acompanhamento e reintegração).
Grupo alvo: Mulheres Sobreviventes da Fístula
Locais de implementação:
Parceiros de implementação: Ministério da Saúde, Ministério do Interior, Ministério da Juventude e Desportos, Juntas Ltd, DIKA Ltd. Coalizão da Juventude, Operation Fístula.
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Empresas Fornecedoras dos Serviços: Quidgest e EPOP
Nome do projecto: Infoviolência
Objectivo do projecto: Plataforma digital, para o registo, gestão e controle de casos de Violência Baseada em Género (VBG). A longo prazo, o sistema permitirá o encaminhamento de sobreviventes para outras instituições que realizam o gerenciamento de casos, como unidades de saúde, departamentos de justiça e centros de apoio social integrado
Grupo alvo: Mulheres Sobreviventes da Fístula
Locais de implementação: Fase Piloto corresponde as províncias de Maputo (Cidade e Província), Manica, Nampula
Parceiros de implementação: Ministério da Saúde, Ministério do Interior, Ministério da Juventude e Desportos, Juntas Ltd, DIKA Ltd. Coalizão da Juventude, Operation Fístula.
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Empresas Fornecedoras dos Serviços: Quidgest e EPOP
Nome do projecto: DIKA
Objectivo do projecto: O DIKA é um aplicativo criado por jovens moçambicanos para disseminar informações sobre Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (SRHR) e serve como uma ferramenta de aconselhamento para adolescentes e jovens moçambicanos.
Grupo alvo: Adolescentes e Jovens
Locais de implementação: Todo o país
Parceiros de implementação: Ministério da Saúde, Ministério do Interior, Ministério da Juventude e Desportos, Juntas Ltd, DIKA Ltd. Coalizão da Juventude, Operation Fístula. Empresas Fornecedoras dos Serviços: Quidgest e EPOP
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Através do DIKA, os jovens podem ler e compartilhar artigos, esclarecer suas dúvidas em relação a uma série de problemas de SRHR e localizar os fornecedores de suporte e serviços mais próximos. O DIKA também fornece informações desagregadas por sexo, idade e localização sobre quais serviços e apoio os jovens precisam, melhorando assim o planeamento, a implementação e o monitoramento das actividades entre os parceiros. Baixe o aplicativo no Playstore
Nome do projecto: JUNT@S
Objectivo do projecto: É uma plataforma moçambicana criada para promover o empoderamento das mulheres a partir de um espaço digital seguro, onde as mulheres podem falar abertamente sobre Violência Baseada no Género, Casamento Precoce, Gravidez Precoce e outros tópicos. Combinando usuários anónimos, eles podem ter conversas de apoio, compartilhar experiências, conselhos pessoais e apoiar uns aos outros com segurança e privacidade
Grupo alvo: Mulheres sobreviventes de Violência Baseada no Género
Locais de implementação: Todo o país
Parceiros de implementação: Ministério da Saúde, Ministério do Interior, Ministério da Juventude e Desportos, Juntas Ltd, DIKA Ltd. Coalizão da Juventude, Operation Fístula.
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Empresas Fornecedoras dos Serviços: Quidgest e EPOP
Nome do projecto: Kiri Bizz
Objectivo do projecto:
Grupo alvo: Raparigas
Locais de implementação: Nampula, Zambezia a e Tete
Parceiros de implementação: Ministério da Saúde, Ministério do Interior, Ministério da Juventude e Desportos, Juntas Ltd, DIKA Ltd. Coalizão da Juventude, Operation Fístula.
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Empresas Fornecedoras dos Serviços: Quidgest e EPOP
Nome do projecto: Upscale
Objectivo do projecto: Para apoiar trabalhadores comunitários
Grupo alvo: Trabalhadores da saúde comunitária
Locais de implementação: Províncias de Inhambane, Cabo Delgado e Zambézia
Parceiros de implementação: Malaria Consortium e Programa dos APE
Data de início: 1/1/2016
Data de fim: 12/12/2019
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Smart Phone Android Software; Software CommCare HQ
Nome do projecto: SMS- BIZ
Objectivo do projecto: Aconselhar adolescentes e jovens dos 10 aos 24 anos em matérias de SSR usando uma tecnologia inovadora, u-repont e telefone celular.
Grupo alvo: Adolescentes e jovens dos 10 aos 24 anos de idade
Locais de implementação: Todo País
Parceiros de implementação: Unicef, UNFPA, Vodacom, Movitel e Mcel
Data de início: 2018
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Serviços SMS (enviar a palavra juntar para o 92222)
Nome do projecto: Filling the gap in HIV/AIDS care, treatment and social support to achieve the target 90-90-90 in the city of Beira, Mozambique
Objectivo do projecto: O programa visa facilitar a adoção das diretrizes internacionais da OMS para o HIV, como a estratégia 90-90-90 na cidade da Beira, usando a experiência e o conhecimento dos parceiros para identificar e abordar as principais restrições e gargalos. Para acelerar a resposta à SIDA na cidade da Beira, é necessário um foco intensificado nos locais e populações mais afectadas, aceleração das estratégias de teste e tratamento para obter cobertura de saturação em locais e populações de alta prioridade e reorientar as respostas para priorizar os mais abordagens eficazes (por exemplo, adolescentes)
Grupo alvo: adolescentes e jovens (10-24 anos)
Locais de implementação: Cidade da Beira
Parceiros de implementação: Médicos com África CUAMM, Associação Anadjira, AGS e Kuplumussana
Data de início: 09.01.2018
Data de fim: 08.31.2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
Nome do projecto: AlôVida
Objectivo do projecto: O AlôVida é um serviço criado pela FDC no ano 2001 que se propõe no esclarecimento de dúvidas em saúde de forma anónima e gratuita e consiste numa central telefónica, onde faz a gestão das chamadas recebidas através de um sistema PABX. Para além de chamadas, o serviço faz o envio de SMS’s de alerta e ou promoção de saúde para os utentes.
O AlôVida esclarece dúvidas nas seguintes áreas:
- ITS/HVI/SIDA;
- Cancro do colo de Útero;
- Ebola;
- Circuncisão Masculina;
- Profilaxia Pré-Exposição (PREP);
- Geriatria (Doenças da Terceira Idade);
- Saúde Sexual e Reprodutiva;
- Cólera;
- Malária;
- Fístula Obstétrica;
- Cancro da Próstata;
- Raiva.
Grupo alvo: Público geral
Locais de implementação: Todo País (Serviço sendo prestado a partir do edifício do Ministério da Saúde)
Parceiros de implementação: Fundo Global
Data de início: 01/12/2001
Data de fim: 30/12/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Linha verde 800149/82149/84146
Nome do projecto: Filling the gap in HIV/AIDS care, treatment and social support to achieve the target 90-90-90 in the city of Beira, Mozambique
Objectivo do projecto: O programa visa facilitar a adoção das diretrizes internacionais da OMS para o HIV, como a estratégia 90-90-90 na cidade da Beira, usando a experiência e o conhecimento dos parceiros para identificar e abordar as principais restrições e gargalos. Para acelerar a resposta à SIDA na cidade da Beira, é necessário um foco intensificado nos locais e populações mais afectadas, aceleração das estratégias de teste e tratamento para obter cobertura de saturação em locais e populações de alta prioridade e reorientar as respostas para priorizar os mais abordagens eficazes (por exemplo, adolescentes)
Grupo alvo: adolescentes e jovens (10-24 anos)
Locais de implementação: Cidade da Beira
Parceiros de implementação: Médicos com África CUAMM, Associação Anadjira, AGS e Kuplumussana
Data de início: 09.01.2018
Data de fim: 08.31.2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
Nome do projecto: AlôVida
Objectivo do projecto: O AlôVida é um serviço criado pela FDC no ano 2001 que se propõe no esclarecimento de dúvidas em saúde de forma anônima e gratuita e consiste numa central telefónica, onde faz a gestão das chamadas recebidas através de um sistema PABX. Para além de chamadas, o serviço faz o envio de SMS’s de alerta e ou promoção de saúde para os utentes.
Grupo alvo: Público geral
Locais de implementação: Todo País (Serviço sendo prestado a partir do edifício do Ministério da Saúde)
Parceiros de implementação: Fundo Global
Data de início: 01/12/2001
Data de fim: 30/12/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Linha verde
Nome do projecto: Programa de Cadeia de Abastecimento de Saúde Global, Gestão de Aquisições e Abastecimento
Objectivo do projecto: O objetivo geral do GHSC-PSM é buscar e fornecer produtos de saúde para todos os programas de saúde da USAID, incluindo, entre outros: HIV / AIDS, Malária, Planejamento Familiar e Saúde Materno-Infantil, além de fornecer sistemas de fortalecimento da assistência técnica para melhorar a gestão da cadeia de abastecimento e a segurança dos medicamentos em Moçambique.
Grupo alvo: Público geral
Locais de implementação: Todo País
Parceiros de implementação: USAID
Data de início: 01/12/2015
Data de fim: 30/11/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:
1) A Ferramenta Central (FC) é uma solução aplicacional web based, desenvolvida à medida para a CMAM sobre uma BD SQL, com os seguintes objectivos:
- Criar um repositório único dos dados importados dos sistemas MACS, SIMAM, SIGLUS e SIP, através de interoperabilidade e medidas de controlo e qualificação dos dados – dar Visibilidade e Acessibilidade de Dados da Cadeia Logística
- Obter uma gestão centralizada de dados transversais aos diversos sistemas, assegurando a unificação dos códigos (Produtos, Clientes, etc) – Harmonização de códigos e especificação de produtos na Cadeia
- Disponibilizar funcionalidades operacionais específicas relacionadas com a elaboração do Plano de Distribuição de Medicamentos, Gestão de Auditoria Interna e Geração de Indicadores de Monitoria & Avaliação.
2) MACS é um SGA (Sistema de Gestão de Armazéns), que gere as atividades e produtos dos armazéns regionais (AR) da CMAM. Surge para responder à necessidade de gestão e controle das operações neste tipo de Armazéns – Gestão do cubo de armazenagem.
3) SIMAM – É um sistema de informação de gestão desenvolvido para gestão dos Depósitos Provinciais e Distritais de Medicamentos e posteriormente adaptado para os hospitais e CS de acordo com os processos e procedimentos de gestão aprovados para cada um dos níveis.
4) SGLUS – é um sistema de informação para gestão logística que permite a gestão de todos medicamentos e artigos médicos, ao nível dos Depósitos das Unidades Sanitárias, desenvolvido de acordo com os processos e procedimentos de gestão estabelecidos. Este sistema foi desenvolvido sobre uma tecnologia baseada em nuvens (OpenLMIS) – funcionando em modo online e offine – para reporte de dados que são colhidos através de uma aplicação mobile instalada num tablet.
Nome do projecto: Linha verde de serviços de SSR
Objectivo do projecto: Esclarecimento de dúvidas sobre planeamento familiar
Grupo alvo: Público geral
Locais de implementação: Todo País
Parceiros de implementação:
Data de início: —
Data de fim: —
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Atendimento via chamadas telefónicas através da linha gratuita 92929
Nome do projecto: ECHO
Objectivo do projecto: EFFICIENCIES FOR CLINICAL HIV OUTCOMES (ECHO)
Grupo alvo: Pessoas Vivendo com HIV e SIDA
Locais de implementação: Sofala, Manica, Niassa e Tete
Parceiros de implementação: Ministério da Saúde
Data de início: 15/08/2019
Data de fim: 30/09/2024
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Uso de aplicativo móvel
Nome do projecto: PASSOS
Objectivo do projecto: Aumentar e melhorar o acesso das populações chave aos serviços de HIV, saúde e outros serviços relacionados com os direitos humanos.
Grupo alvo: Populações chave (Mulheres trabalhadoras de sexo, Homens que fazem sexo com homens, Usuários de drogas injectáveis e Reclusos
Locais de implementação: Todo País
Parceiros de implementação: USAID/PEPFAR, MISAU, CNCS e OCBs locais
Data de início: 01/10/2016
Data de fim: 01/10/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Telemóveis, tablets e computadores usando os aplicativos CommCare da Dimagi e DHIS 2
Nome do projecto: Infomóvel
Objectivo do projecto: Seguimento de Pacientes na Comunidade
Grupo alvo: Pacientes em TARV
Locais de implementação: Maputo e Cabo Delgado
Parceiros de implementação: ADPP
Data de início: 15/03/2015
Data de fim: 30/09/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: É uma plataforma mobile, para seguimento de pacientes na comunidade em relação a buscas ativa e visitas normais de pacientes em TARV
Nome do projecto: Infocare
Objectivo do projecto: Dispensa de medicamentos na farmácia
Grupo alvo: Todos Pacientes das USs
Locais de implementação: Maputo Província e Cabo Delgado
Parceiros de implementação: DPS
Data de início: 31/01/2016
Data de fim: 30/09/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Dispensa e gestão do stock de medicamento na farmácia baseado em uma aplicação instalada no POC.
Nome do projecto: Filling the gap in HIV/AIDS care, treatment and social support to achieve the target 90-90-90 in the city of Beira, Mozambique
Objectivo do projecto:O programa visa facilitar a adoção das diretrizes internacionais da OMS para o HIV, como a estratégia 90-90-90 na cidade da Beira, usando a experiência e o conhecimento dos parceiros para identificar e abordar as principais restrições e gargalos. Para acelerar a resposta à SIDA na cidade da Beira, é necessário um foco intensificado nos locais e populações mais afetadas, aceleração das estratégias de teste e tratamento para obter cobertura de saturação em locais e populações de alta prioridade e reorientar as respostas para priorizar os mais abordagens eficazes (por exemplo, adolescentes).
Grupo alvo:Adolescentes e jovens (10-24 anos)
Locais de implementação:Cidade da Beira
Parceiros de implementação: Médicos com África CUAMM, Associação Anadjira, AGS e Kuplumussana
Data de início: 01/09/2018
Data de fim: 31/08/2021
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: KoBo Collect
Nome do projecto: Mozambique Local TB Response
Objectivos do projecto:
- Fortalecer as plataformas locais, com base na abordagem CB-DOTS para aumentar a detecção de casos de TB e melhorar o sucesso do tratamento;
- Prestar cuidados de qualidade centrados no paciente para um diagnóstico e tratamento ideal da TB;
- Introduzir e ampliar uma abordagem PPM;
- Gerar evidências críticas para informar o aprendizado contínuo e melhorias de desempenho; e
- Alavancar parceiros e recursos (a nível distrital, provincial e nacional) para ampliar o impacto e alcançar a sustentabilidade.
Grupo alvo: DS TB and DR-TB patients
Locais de implementação: Nampula, Tete, Sofala e Zambezia
Parceiros de implementação: FHI360, Dimagi, ComuSanas e Kupulumussana
Data de início: 01/10/2019
Data de fim: 30/09/2019
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: CommCare (infomovel)
Website: https://adpp-mozambique.org
Nome do projecto: SADECO-SAUDE E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
Objectivos do projecto: AUMENTAR O ACESSO A SAÚDE PARA TODAS AS CAMADAS SOCIAIS
Grupo alvo:
- Crianças orfas ate 18 anos;
- Pessoas vivendo com a HIV;
- Velhos e idosos;
- Viuvas;
- Portadores de deficiencia;
Locais de implementação: GONDOLA, MANICA, VANDUZI, MACATE e CHIMOIO
Parceiros de implementação: WELLNESS PROJECT
Data de início: 04/01/2020
Data de fim: 30/12/2020
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados:Kobo Colect data, CommCare e DHIS2
Nome do projecto: IMPAACT4TB
Objectivos do projecto: Introduzir um novo tratamento preventivo da TB, chamado 3HP
Grupo alvo: Crianças 2-15 anos, PVHIV
Locais de implementação: Cidade de Maputo; Província de Gaza, distritos de Chokwe e Mandlakaze
Parceiros de implementação: WELLNESS PROJECT
Data de início: 02/01/2019
Data de fim: 31/12/2023
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: RedCAP
Website: https://auruminstitute.org/
Nome do projecto: eMAC – Plataforma Electrónica da Matriz de Apoio à Criança
Objectivos do projecto: Sistema de monitoria e avaliação e Gestão de Casos para COVs
Grupo alvo: Crianças Orfãs e Vulneráveis
Locais de implementação: Maputo Provincia, Inhambane, Sofala, Manica, Zambezia, Cabo Delgado, Nampula
Parceiros de implementação: FHI360 Moçambique, UNICEF, N’weti, FDC, MGCAS
Data de início: 03/01/2017
Data de fim: 03/01/2025
Descrição sobre tecnologias/aplicativos usados: Recolha de dados a nivel da OCB/OCS/CCPC/Direcção Distrital nos Laptops correndo Windwos, com base de dados SQL, e exportação para agregação no Cloud para reporting ou exportação para plataformas como DHIS2, STATA, PowerBI, entre outras. Permite ainda produção de relatórios e dashboards a nível da base.
Website: http://www.ologa.com


- DKT
- Care International
- Jhpiego
- ICAP
- Médicos Mundi
- Malária Consortium
- Action Aid
- World Vision
- Right to Play
- Plan International
- Oxfam
- IPAS
- Child Fund